Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Sábado, 14 de Setembro de 2013
15 de Setembro 2013 inauguração do Largo António Nunes Rodrigues Caruna na Várzea de Colares

Neste momento de mais uma merecida consagração de um dos nossos, apraz-me escrever as seguintes palavras.
A ligação da família Caruna à Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares já vem de longa data. Domingos Rodrigues Caruna, pai do nosso António Caruna, em 1929 está nos Corpos Sociais da Banda como Tesoureiro faz agora 84 anos. Em 1978 António Caruna é eleito Presidente da Direcção da Banda onde permanece até 1990. Transita então para a Assembleia Geral, até ao ano de 2006, de onde só sai por motivo de doença.
António Caruna, sempre foi olhado com superior respeito, considerado por todos como uma referência, razão pela qual se verificou a sua ligação a todas as Instituições de Colares.
Por vezes, António Caruna, arranjava problemas a muita gente. Em mais do que uma ocasião ouvi pessoas, de reconhecidas capacidades intelectuais, dizerem que era penoso falar depois do senhor Caruna pela sua capacidade de oratória e eloquência.
Foi com ele, que comecei a apreender a necessidade de a Banda ter um espaço próprio. Espaço com a dignidade e funcionalidade que Colares e a Instituição merecem, para o desenvolvimento cultural e social da nossa população. Tenho pena que o sr. Caruna não tenha tido a oportunidade de ver levado a efeito esse desiderato.
No nosso centenário, no ido ano de 1991, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, edita o livro «CEM ANOS DE CULTURA E RECREIO» comemorativo da efeméride, da autoria do nosso irmão António Caruna. Aqui, deixa transparecer o seu amor pela representação, pois o livro é estruturado como se de uma peça de teatro se tratasse. Para tornar o senhor Caruna mais presente nesta sessão solene, para fazer a apresentação desta sua obra, vou socorrer-me das suas próprias palavras. Passo a citar:
Abrangendo tão dilatado período de acção, necessariamente rico de intervenientes, algumas figuras poderão ter sido exageradamente privilegiadas com papéis de primeiro plano em detrimento de outras. Mas todos sabemos que o mérito de qualquer representação teatral não depende exclusivamente do comportamento das figuras visíveis, por muita e importante que tenha sido a sua participação, mas de um somatório de esforços e colaborações, que embora fundamentais e indispensáveis ficam por vezes na penumbra dos bastidores e esquecidas dos aplausos no momento da consagração.
Esta metáfora que nos é apresentada pelo senhor Caruna é muito interessante, onde a vida não passa de uma peça de teatro, onde cada um representa o seu papel, com maior ou menor relevo, com maior ou menor reconhecimento, o guião poderá estar ou não previamente definido, aquilo que muita gente chama o destino.
Nesta obra faz a seguinte dedicatória: «Na pessoa de José Inácio da Costa, um homem-bom de Colares, o preito da minha sincera homenagem a quantos, ao longo de um século e mesmo que anonimamente, contribuiram com o seu amor e a sua dedicação em favor da BANDA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE COLARES».
Homem-bom, é uma expressão que lhe era muito querida para designar figuras de grande relevo de Colares.
Num breve parágrafo, de que eu gosto particularmente, o senhor Caruna caracteriza a história da nossa Banda:
Enriquecido por um passado, caldeado pelas muitas experiências vividas, em clima de euforia ou de algum desânimo, a nossa Banda transporta consigo uma mensagem de esperança e de disponibilidade para cumprir os ideais que motivaram os fundadores, servindo a população geral.
Obrigado António Nunes Rodrigues Caruna, um homem-bom de Colares.



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 14:40
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 2 de Agosto de 2013
Festa Colares 14 a 18 Agosto 2013

Cartaz com oferta diferenciada para os diversos gostos e idades.


tags:

estupefactado por NunoCosmeMoreira às 16:05
link do post | comentar | favorito

2 Agosto pelas 22 horas Missão (IM)possível

Hoje, 2 de Agosto 2013, na Adega Regional de Colares, Missão (IM)possível, pelas 22 horas

Companhia de Ópera do Castelo



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 15:05
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 24 de Julho de 2013
A Tuna Euterpe União Penedense organiza caminhada até aos Capuchos e Almoço na sede dia 28 Julho



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 16:00
link do post | comentar | favorito

Terça-feira, 23 de Julho de 2013
Festas Populares do Mucifal 26 a 29 de Julho e 2 a 4 de Agosto 2013



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 18:36
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 10 de Julho de 2013
I Meeting de Orientação Nocturna em Sintra e Diurna em Colares a 20 Julho 2013

ACTUALIZAÇÃO

Mais uma prova de Orientação, a contar para a Taça de Portugal, organizada pelo CPOC, composta por 2 etapas:
1ª etapa - durante a tarde, prova de floresta, no excelente mapa junto à escola da Sarrazola em Colares (
14:30 - Abertura do secretariado; 16:00 - Prova de Distância Média – Sarrazola);
2ª etapa - aproveitando a luz da Lua, prova nocturna, na belíssima vila de Sintra (
19:30 - Abertura do secretariado; 21:15 – Quarentena; 21:30 – Prova de Sprint - Vila de Sintra; 23:30 - Cerimónia de encerramento e entrega de prémios).
Prova aberta, também, a principiantes. Se nunca participou esta é a sua oportunidade de experimentar.
Os atletas que estiverem interessados em pernoitar na zona de Sintra, na noite de sábado para domingo (20 para 21 de Julho), será disponibilizado “solo duro”, a partir das onze da noite, no Centro Desportivo e Cultural de Nafarros.
Informação técnica no link abaixo
http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=22Trofeu&op=info_tecnicas



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 19:28
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 3 de Junho de 2013
Concerto de Solidariedade Social organizado pela Junta de Freguesia de Colares com fotos deste lado do palco

No segundo dia do mês de junho do corrente ano de 2013, a Junta de Freguesia de Colares organizou um concerto de solidariedade, para a obtenção de alimentos para ajudar algumas famílias da freguesia que estão neste momento a passar momentos de alguma dificuldade.
Fizeram parte deste espectáculo Mário Laginha e Maria João, Os Corvos, Luis Represas e as 3 Bandas Filarmónicas da Freguesia de Colares, que tocaram em simultâneo e acompanharam os artistas convidados. Para apresentar o espectáculo disponibilizaram-se Joana Solnado e Tiago Aldeia. De referir que todos participaram gratuitamente para esta nobre causa.
(Mário Laginha, com curriculo invejável, que como foi referido vive há dezenas de anos na nossa freguesia, o que nos deixa orgulhosos, pois é um músico de topo mundial).
Aprendeu piano e guitarra na infância. A ideia de seguir a carreira de pianista tomou forma quando ouviu Keith Jarrett. Estudou piano na escola de jazz "Louisiana", em Cascais, dirigida por Luís Villas Boas, e depois na Academia de Amadores de Música e no Conservatório, onde teve como professores Carla Seixas e Jorge Moyano.
Tocou primeiro em hotéis e como acompanhante de outros músicos; o primeiro trabalho profissional aconteceu no teatro, na peça Baal, de Brecht, no Teatro da Trindade. Mas a entrada a sério no mundo do jazz deu-se ao integrar o quinteto da cantora Maria João, com o qual gravou dois discos nos anos 1980: Quinteto Maria João (1983) e Cem Caminhos (1985), com standards e alguns originais.
Ao mesmo tempo que tocava com Maria João, Mário Laginha criou o Sexteto de Jazz de Lisboa, com Carlos Martins, Tomás Pimentel, Edgar Caramelo e os irmãos Pedro e Mário Barreiros, com os quais gravou o LP Ao Encontro, de 1988. Com os irmãos Barreiros tocou também em trio.
Texto total no: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Laginha

(Maria João, com o seu estilo característico diferente e único. Muito bom.)
Maria João dedicou-se ao desporto durante vários anos (chegou a ser cinturão negro de Aikido), só bastante tarde descobriu a sua queda para a música.
A música surgiu na sua vida depois de ter sido aconselhada a ter aulas no Hot Clube de Portugal. Foi aprovada numa audição e começou ali mesmo a estudar música.
Com colegas da escola fundou sua própria banda de jazz e começou a apresentar-se em casas noturnas de Lisboa.
Mário Laginha acompanha Maria João desde 1994, formando um bem sucedido duo com a cantora. Desta parceria, podem-se destacar os álbuns "Cor"(1998) - o qual evoca os 500 anos dos descobrimentos portugueses — e "Lobos, Raposas e Coiotes" (1999), no qual gravou duas famosas canções brasileiras, "Beatriz" e "Asa Branca".
Texto total no: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Jo%C3%A3o_Monteiro_Grancha

Vista parcial da população, e convidados, que fizeram questão de se associar a este evento de solidariedade.

(Os Corvos, com ligação à nossa terra, através do Cláudio PantaNunes, fizeram subir a temperatura musical com a sua música electrizante).
Corvos são uma banda pouco comum no panorama da música portuguesa. É constituída por quatro elementos com formação musical clássica mas que tocam temas essencialmente de matriz rock. Trata-se de um quarteto de cordas, que alia o virtuosismo instrumental dos seus elementos e a excelência das composições,arranjos e interpretações intemporais, ao gosto musical ecléctico, passando pelas suas origens clássicas e continuando pelo rock, música popular contemporânea e variadíssimos outros estilos musicais.
O disco de estreia, "Corvos Visitam Xutos", foi editado em 1999 pela editora Nortesul. Nesse disco revisitaram o repertório do grupo Xutos e Pontapés.
Texto total no: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corvos_%28banda%29

(Luis Represas, um dos melhores artistas portugueses da actualidade, referiu não ser compreensível que 40 anos depois do 25 de Abril, seja necessário fazer-se concertos de solidariedade para dar resposta às necessidades de famílias, neste caso da freguesia de Colares. Bom seria que no futuro houvesse um concerto em que a entrada seria pago com um sorriso).
De origem Galega, Luís Represas foi desde cedo muito interessado pela música, prova disso é o facto de ter comprado aos 13 anos a sua primeira guitarra.
É em 1976 que funda a banda Trovante, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, um grupo que se viria a revelar um dos mais influentes da música popular portuguesa.
Em 1992, os Trovante separam-se e Luís Represas inicia a sua carreira a solo.
Luís Represas refugia-se em Havana para compor músicas, com a colaboração do baixista português Nani Teixeira e dos cubanos Pablo Milanés (nome maior da música cubana) e Miguel Nuñez (pianista). Pablo Milanés cria com Represas um dos mais reconhecidos duetos nacionais, Feiticeira.
Texto total no: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Represas

Foi um espectáculo que ficará na nossa memória por muitos anos, pela sua qualidade e adesão.
O que mais importa referir é que, com esta iniciativa, se conseguiu duas toneladas de alimentos.

(Repararam que uma das fotos se diferencia das outras por uma omissão?)

 

Para memória futura, deixo aqui o cartaz do espectáculo




estupefactado por NunoCosmeMoreira às 00:10
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Quarta-feira, 29 de Maio de 2013
Concerto de Solidariedade Social no Pavilhão do Mucifal dia 2 de Junho pelas 17 horas com organização da Junta de Freguesia de Colares



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 09:47
link do post | comentar | favorito

Domingo, 12 de Maio de 2013
A Senhora com a sabedoria dos seus cabelos brancos escreve no mural em Colares/Sintra (I)


tags:

estupefactado por NunoCosmeMoreira às 10:30
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 10 de Maio de 2013
II Festival das Sopas nos Bombeiros de Colares

Nos Bombeiros de Colares, amanhã sábado, a partir das 19h30.
O ano passado foi excelente, com dezenas de restaurantes a apoiar este evento.
Venham ao Festival e podem ver a transmissão TV do Benfica a dar sopa ao Porto.
(Para memória futura: faltam 2 jornadas para acabar o campeonato e o Benfica vai ao Dragão com 2 pontos de avanço).
Só espero não ter de rectificar este post depois do jogo ;)



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 10:58
link do post | comentar | favorito

Quinta-feira, 18 de Abril de 2013
Tremor de Terra em S. Francisco ocorrido em 18 Abril de 1906



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 12:38
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 15 de Abril de 2013
Escola da “SARRAZOLA” em Colares nos Mundiais de ORIENTAÇÃO do Desporto Escolar

NOTA 1: Fotos e Texto da Professora Avelina Alvarez a «culpada» pelos excelentes resultados conseguidos, nos últimos anos, pela Escola da Sarrazola, de Colares, no Desporto Escolar de Orientação.

NOTA 2: Está a decorrer esta semana o Campeonato Mundial Escolar de Orientação a realizar-se no Algarve de 15 a 21 de abril. O evento conta com mais de 650 participantes oriundos de 22 países de 5 continentes.

NOTA 3: A Escola da Sarrazola, em Colares, vai representar Portugal com 13 atletas num total de 40.
- Iniciados Femininos: Beatriz Sanguino, Catarina Daniel, Debora Swinke, Rita Albuquerque e Camila Rodrigues.
- Juvenis Femininos: Beatriz Moreira, Maria Firmino, Helena Vilela, Catarina Reis e Bárbara Louro.
- Seleções: Isac Brito (Iniciados Masculinos); Diogo Barradas e Osvaldo Silva (Juvenis Masculinos).

 

Segue o Texto e Fotos da Professora Avelina

A Sarrazola é uma escola com um palmarés interessante nestas andanças. Os seus alunos irão estar presentes pela sexta vez nesta competição mundial, a quarta participação com equipas de escola e as restantes com alunos nas equipas de seleção.
Tudo começou em 2002, com o nosso “pioneiro” Alexandre Alvarez, então atleta Juvenil e ainda não federado, a integrar a equipa de seleção. Para o Alexandre, tal como para outros que se lhe seguiram, este campeonato marcou o início da sua carreira na modalidade.

 

Passados quatro anos, em Pezinok, na Eslováquia, foi a vez da Mariana Moreira, da Margarida Colares e da Diana Pereira, ainda Iniciadas, participarem como equipa, tendo alcançado o 6º lugar da classificação coletiva.

Mas foi em Edimburgo, na Escócia, no ano de 2008, que as nossas meninas alcançaram o seu maior sucesso. A equipa de Iniciadas, constituída pela Vera Alvarez, Marta Ferreira, Carolina Moreira, Rebeca Assunção e Joana Macieira, alcançou o honroso 3º lugar do pódio. Na classificação individual, a Vera obtive o 5º lugar na Prova de Distância Longa e, na Distância Média, surpreendeu tudo e todos, arrebatando o título de Campeã do Mundo com o fantástico tempo de 12:42 nos 2.100 Km de floresta.

No ano seguinte, em Madrid, a Vera Alvarez, ainda Iniciada, mas desta vez integrada na Equipa de Seleção, sagrou-se Vice-Campeã do Mundo na Distância Média e manteve o 5º lugar da Longa. Na mesma equipa participou, também, a aluna Nádia Silva.

Dois anos mais tarde, nos Alpes Italianos da região de Trentino, participámos não só com a equipa de escola de Iniciados Femininos, como também com dois alunos nas equipas de seleção. A equipa, composta pelas alunas Beatriz Moreira, Maria Firmino, Catarina Reis, Bárbara Louro e Mariana Soller, que brilhantemente cumpriu a fase de apuramento e venceu o despique com as colegas alentejanas “gafanhotas”, foi o exemplo de união, companheirismo, talento e determinação. A sua melhor classificação foi na prova de Distância Média onde obteve o 4º lugar por equipas.

Na Equipa de Seleção de Iniciados marcou presença o Diogo Barradas e, nos Juvenis, a Vera Alvarez.
Uma das ocasiões especiais foi o final de um treino de preparação que efetuámos junto à Praia do Magoito, ainda antes do apuramento, onde o grupo de alunos, já em convívio, esculpiu de forma espontânea na areia as palavras “SARRAZOLA NOS MUNDIAIS EM ITÁLIA”, objetivo este que mais tarde se viria a concretizar.

Este ano, as nossas meninas arrasaram nos apuramentos! As duas equipas femininas (Iniciados e Juvenis) conseguiram ser apuradas (facto inédito) e ainda três rapazes, nas equipas de seleção. Ou seja, dos 40 alunos apurados de todo o país, 13 são de Colares. Os nossos representantes são os seguintes:

- Iniciados Femininos: Beatriz Sanguino, Catarina Daniel, Debora Swinke, Rita Albuquerque e Camila Rodrigues.
- Juvenis Femininos: Beatriz Moreira, Maria Firmino, Helena Vilela, Catarina Reis e Bárbara Louro.
- Seleções: Isac Brito (Iniciados Masculinos); Diogo Barradas e Osvaldo Silva (Juvenis Masculinos)
Expectativas? Muitas! Se tudo correr sem contratempos, esperamos alcançar o “top 5” da classificação coletiva no escalão de Iniciados Femininos.
Para mais, “jogamos em casa”, fator importante para o sucesso, não só pelo conhecimento do tipo de terreno e da cartografia, como pelo apoio que iremos sentir. Para além disso… Usufruir o máximo destes momentos inesquecíveis e únicos que iremos viver, aprender, conviver, competir com os melhores do Mundo e, orgulhosamente, fazer parte deste grupo fabuloso e coeso que é a comitiva do nosso país.
A determinação, o trabalho e o treino são fundamentais e têm muita força… Esta é a mensagem!

Avelina Alvarez



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 19:04
link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito

Segunda-feira, 1 de Abril de 2013
Brincadeira 1º Abril. Largo da Igreja sem o coreto!!!

Brincadeira de 1º de Abril de 2013 pouco crível de acontecer, ainda por cima tão rapidamente e parte do «trabalho» feito num Domingo de Páscoa!!!
Foi uma experiência que já estava para fazer há algum tempo, para tentar visualizar o largo de Colares sem o coreto.
Convenhamos que ficaria muito pobre.

 photo 1Abril2013_zps9d6de690.gif



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 19:15
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Colares sem o coreto e já calcetado. Trabalho rápido hoje à tarde

Trabalho finalizado, já calcetado. Agora temos de nos habituar à nova realidade.



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 15:54
link do post | comentar | favorito

Hoje era assim o aspecto desolador do «Largo da Igreja» de Colares sem o Coreto

Já só restam alguns destroços, não sei se o coreto será reconstruido em outro local de Colares!!!
Dói muito



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 09:52
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Sábado, 9 de Março de 2013
123º Aniversário dos Bombeiros de Colares



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 20:14
link do post | comentar | favorito

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2013
Esta noite sonhei (XIII)

Esta noite sonhei!
Sonhei que, mesmo com todos os apertos que os portugueses tem levado, o PS não descola dos trinta por cento e, António Costa tem sondagens que dizem que a corrida autárquica não vai ser um passeio.
Não pode ser verdade, o PS já deve ter mais de 40% de tendência de voto, mas agora não vou acordar de propósito só para ir verificar esse valor.
Tozé Seguro energéticamente como é de seu timbre diz para si próprio, com um tom de voz macilento, o que tem de ser feito.
- Isto tem de ter solução. Mas a quem vou pedir ajuda?
Desesperado telefona a António Costa com o telefone dos milagres. Se este telefone consegue reatar a amizade de Manuel Alegre e Mário Soares também o consegue fazer em relação a si e António Costa, ainda para mais se for para resolver um problema comum.
- Está é o António?
- Tou, quem fala?
- Daqui fala o Tozé. Estava aqui a olhar para as sondagens e verifico que precisamos de fazer alguma coisa para ver se modificamos isto porque estes valores estão um bocadinho anémicos.
- A resposta é fácil. Não há nada como aparecer na comunicação social. Por exemplo, eu finjo que quero ser secretário-geral, -  não é preciso ser grande actor para interpretar a realidade diz o António para os seus botões -, depois digo que já não quero, depois digo que tens de unir o PS em 15 dias e vamos alimentando a comunicação social com estas histórias.
Isto dura alguns dias, tudo corre sobre rodas, o PS ganha publicidade gratuita nos meios de comunicação social e é então que ficam todos estupefactos. Por que é que tinha de vir um tal de Bento que sendo 16 nem é o primeiro, introduzir ruído no que é realmente importante e ficar ele com a abertura dos telejornais?
Entretanto acordo e fico sem saber se alguma coisa corresponde à realidade e como é que isto vai acabar.
Mas fico na expectativa.



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 08:16
link do post | comentar | ver comentários (4) | favorito

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013
XXIII Grande Prémio “FIM DA EUROPA” 27 JANEIRO - Sintra ao Cabo da Roca

Com organização da Câmara de Sintra e partida na volta do Duche, em Sintra, pelas 10 horas do dia 27 de Janeiro de 2013, 1200 atletas vão percorrer os 17 km da 23ª edição do Grande Prémio Fim da Europa com meta no Cabo da Roca.
Para o ano também vou... não sei em que ano mas irei.

 



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 16:03
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013
Queda de árvore no centro de Colares

Em Colares esta pequena árvore partiu ao meio, deixando de dar sombra àqueles que debaixo dela deixavam o tempo passar suavemente.
Segundo a comunicação social, em Sintra terão caído cerca de 2 mil árvores e a queda de grandes troncos foram uma constante, razão pela qual não entendo haver quem não aceite a poda das árvores. Em São Sebastião há plátanos com cerca de 40 metros de altura, desequilibrados na sua postura, impossibilitando o controlo da árvore em toda a sua extensão.
Quando surgem este tipo de ventos só nos resta rezar.
Como nota importante, a responsabilidade desta manutenção é das Estradas de Portugal.



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 09:45
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013
Festa em Honra do Mártir São Sebastião - 19 e 20 janeiro 2013 na freguesia de Colares



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 09:26
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2012
Boas Festas 2012 e espero Estupefactar um pouco mais

Boas Festas 2012 2013BoasFestas_zpsafc441af.gif



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 16:27
link do post | comentar | favorito

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012
ARDECORO na Igreja de Colares canta Canções de Natal, Sábado, 15 de Dezembro pelas 21H30



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 19:21
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2012
II Encontro da Cultura Saloia na Casa-Museu Leal da Câmara 23 Novembro 17H



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 09:21
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2012
Florestação de Sintra dia 24 de Novembro

A A.M.O. Portugal com o apoio da C.M.Sintra e em parceria com a Parques de Sintra - Monte da Lua informa onde decorrerá a acção de Florestação de Sintra.
Local - Parque Natural da Serra de Sintra
Tapada do Saldanha (topo N)
38º 46’ 38,13” N
- 9º 24’ 34,76” W
Horas - 9h 30 encontro/ concentração e informações sobre a forma de actuar.
10h inicio dos trabalhos no local
Como chegar - Estrada da Vila em direcção ao Convento dos Capuchos. Passar parque de estacionamento do Mouco e 2º portão à direita depois duma descida encontra-se Parque para estacionamento viaturas.
Local Acção - Frente ao parque estacionamento há um portão de acesso pedonal. Junto ao portão será o encontro.
Recomendamos - Roupa e calçado confortável e adequados ao tempo e condições terreno.
BOA PLANTAÇÂO!!! Sintra merece, Portugal merece, o Planeta exige!!

Informação completa e para se registar no evento http://www.amoportugal.org/pt/local/concelho/1111



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 17:56
link do post | comentar | favorito

Quinta-feira, 8 de Novembro de 2012
O Vinho de Colares no Dia Europeu do Enoturismo

No dia 11 de novembro celebra-se a 4ª Edição do Dia Europeu do Enoturismo. Comemorado pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), este dia é assinalado no Concelho de Sintra com duas iniciativas que visam a promoção do vinho de Colares.
Esta data será celebrada com venda e provas de vinho de Colares GRATUITAS nos dias 10 e 11 de Novembro nos Edifícios do  Turismo na Vila de Sintra e no Cabo da Roca.
Alguns restaurantes e alojamentos turísticos da freguesia de Colares aderiram a esta iniciativa, com menus/pacotes criados especialmente para este fim-de-semana gastronómico.
Conheça aqui as unidades hoteleiras e restaurestes aderentes:

Hotel Arribas

Hotel Vip Inn Miramonte

Rest. Arribas

Rest. Buzio

Rest. Colares Velho

Rest. Nautilus

Rest. Nortada

Apartamentos da Tomadia

Casal de Santa Virgínia

Sintra Sol - Apartamentos Turísticos

Adaptado d´aqui



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 08:00
link do post | comentar | favorito

Segunda-feira, 5 de Novembro de 2012
"ALTARES DE MUERTOS" de 1 a 30 de Novembro Palácio de Monserrate

A Parques de Sintra, em parceria com a Embaixada do México, terá patente, no Palácio de Monserrate, em Sintra, entre os dias 1 e 30 de novembro, a exposição ‘Altares de Muertos’. A mostra, baseada na conhecida tradição mexicana de celebração dos mortos (Património Imaterial da Humanidade), conta com um Altar criado pela Embaixada do México dedicado à memória do escritor mexicano Juan Rulfo, que soube expressar a singularidade da cultura mexicana em relação aos entes queridos e à morte; e com seis altares erguidos pelo público com um caráter mais intimista, de forma a demonstrar como esta tradição continua viva nas casas mexicanas.

Texto total: http://e-cultura.sapo.pt/AgendaCulturalDisplay.aspx?ID=32178



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 08:08
link do post | comentar | favorito

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012
Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares - Programa do 121º Aniversário



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 12:14
link do post | comentar | favorito

Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012
Exposição Colectiva dias 26 e 27 de Outubro em Almoçageme


tags:

estupefactado por NunoCosmeMoreira às 23:48
link do post | comentar | favorito

Domingo, 21 de Outubro de 2012
Ontem fui Sportinguista. Parabéns pelo 20º Aniversário do Núcleo Sportinguista de Almoçageme


tags:

estupefactado por NunoCosmeMoreira às 01:56
link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito

Domingo, 23 de Setembro de 2012
Compostagem caseira: como fazer?

A compostagem é um processo biológico no qual ocorre a transformação de resíduos orgânicos (por exemplo, restos de comida, papel, folhas…) num adubo natural. Este processo ocorre através da ação de microrganismos, os quais decompõem os elementos da mistura, originando o composto final, o que pode demorar entre 2 a 6 meses.

COMO FAZER A COMPOSTAGEM

1. Escolher o local: Deve ter sombra no verão e sol no inverno, geralmente debaixo de uma árvore; 2. Preparar o fundo: No fundo do compostor, colocar uma camada de ramos para permitir a circulação de ar, a entrada de microrganismos e a drenagem das águas; 3. Boa mistura de materiais: O enchimento do compostor deve ser feito por camadas, intercalando resíduos verdes, ricos em azoto, e resíduos castanhos, ricos em carbono; 4. Garantir arejamento: Remexer o conteúdo do compostor quando compactado; 5. Garantir humidade: Adicionar água se estiver muito seco e adicionar papel, cartão ou folhas secas se estiver muito húmido.
A mistura deve conter camadas intercaladas de resíduos verdes ricos em azoto e resíduos castanhos ricos em carbono!
Resíduos verdes: restos de vegetais crus e cascas de fruta e ovos, borras de café (incluindo os filtros), arroz e massas cozinhados, folhas verdes, sacos de chá, cereais e ervas daninhas sem semente.
Resíduos castanhos: feno, palha, aparas de madeira, folhas secas, ramos, aparas de relva e relva seca.
Resíduos a não colocar: carne, peixe, marisco, laticínios, resíduos de jardim tratados com pesticidas, plantas doentes, plástico, papel, vidro, pilhas, excrementos de animais e gorduras.
Apesar de existirem vários tipos de compostores no mercado, estes podem facilmente ser feitos em casa a partir de uma caixa de cartão, plástico ou madeira furada por baixo.
O composto final pode ser aplicado nas plantações, funcionando como um adubo natural e, desta forma, melhorando a qualidade do solo, ao diminuir a utilização de produtos químicos. Para além disso, elimina os problemas de deposição de estrumes, reduzindo as escorrências e a contaminação de poços por nitratos.
VANTAGENS • Contribui para a redução dos resíduos enviados para o aterro; • Permite produzir um adubo natural de boa qualidade, que pode aplicar no seu jardim, horta, vasos e floreiras; • Melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas a pragas; • Ao utilizar o composto obtido em vez de adubos químicos, reduz a contaminação nos alimentos e no solo.
Texto de: Movimento Novos Rurais Pessoas mais livres, plenas e felizes! https://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture

 


tags:

estupefactado por NunoCosmeMoreira às 23:30
link do post | comentar | favorito

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails