Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Domingo, 28 de Dezembro de 2008
Foi há 40 anos... e uns meses!

A festa do Casal Schlumberger, na Quinta do Vinagre, em 1968, foi um verdadeiro acontecimento, mesmo a nível nacional.

E como em tudo, há sempre histórias estupefactas para contar. Assim farei no final desta blogada. 

A par do fausto...

...que foi característica da recepção em Colares - Ilustrado pela iluminação feérica do pavilhão e jardins anexos...

...e animado por personalidades tão cativantes como a sempre bela Gina Lollobrigida...

 

...a objectiva do nosso repórter fotográfico fixou momentos insólitos, como o da chegada da bela convidada que não hesitou em exibir o seu «táxi»...

 

...entre as reluzentes «espadas» dos seus pares e o desportivismo de uma senhora e um cavalheiro que embora diminuidos fisicamente não quiseram faltar à recepção. Festa é festa!

Texto: Século Ilustrado
Fotos: Modas e Bordados - Vida Feminina e Século Ilustrado.
Os números destas revistas, de onde retirei esta informação, são propriedade das minhas tias

 

No Diário de Notícias esta festa também fazia notícia.

No dia 5, a capa do DN falava de uma "encruzilhada de celebridades", com mais de mil VIP na Quinta do Vinagre, em Colares, onde o americano Pierre Schlumberger, que tinha robustecido a fortuna no negócio petrolífero, e a sua mulher, a portuguesa Maria da Conceição, passavam a ter a sua residência de Verão. Naquela opulenta mansão datada de 1712, onde havia esculturas de Picasso e Henry Moore, quadros de Max Ernest e Dubuffet, duas centenas de empregados, trajando fardas "com botões de prata", serviam champanhe francês e whisky escocês aos convidados. A 3 de Setembro, relata Franco Nogueira, dando conta daquilo que, à época, os jornais não sabiam, "ao fim do Conselho [de Ministros], já de pé, [Salazar] conversa com alguns ministros, e quer saber notícias sobre como decorreu o baile de Schlumberger".

 

Nesta notícia do DN, também fala da festa da Quinta Patiño.

No dia 7, a primeira página do DN dava conta de "uma noite fabulosa num palácio suspenso", na quinta que o boliviano "rei do estanho" tinha em Alcoitão, cuja biblioteca, de onde o redactor mandava o seu serviço, "parece a biblioteca [joanina] da Universidade de Coimbra em miniatura". Nessa tarde - quando, "a essa hora tudo se apresta na quinta e palácio de Antenor Patiño para a festa e baile dessa noite" -, Salazar vai de automóvel para o Hospital dos Capuchos, sentado entre os médicos Vasconcelos Marques e Eduardo Coelho. Antes de ser operado, "e como sabia que as filhas de Américo Thomaz iam ao baile de Antenor Patiño, pergunta[-lhe] como decorreu a festa". Vinte dias depois, Caetano ocupava o seu cadeirão.

Se quiser saber a notícia completa clique aqui

No parágrafo referente à festa da Quinta Patiño, há a interessante referência à histórica queda da cadeira e posterior ocupação da mesma por Marcello Caetano.

 

Também na alta sociedade havia invejas, pois não encontro outra explicação para que tenha existido duas festas de tal grandeza em tão curto intervalo tempo.

 

Agora vamos às histórias estupefactas.

Como tudo na vida, há muitas coincidências e por mero acaso, conheci uma pessoa da GNR que esteve de serviço na festa do Vinagre.
Foram excelentemente bem servidos, tudo o que desejavam era-lhes concedido. Comida, bebida. Uma festa. Quando chegaram ao quartel, contaram como tinham sido bem servidos, e quando outros foram prestar serviço na festa da Quinta Patiño, já iam com o «talher afiado». Afinal, segundo me contaram, não houve comida e se queriam beber alguma coisa tinham de ir à torneira.

 

Aqui vai mais uma história estupefacta. Esta aconteceu na festa do Vinagre.
Um GNR é colocado em um portão, com ordens expressas que por ali ninguém podia passar. As ordens nessa altura eram para cumprir e eram cumpridas. Deflagra um pequeno incêndio, os bombeiros são chamados e precisavam passar pelo dito portão. Por aqui ninguém passa, tenho ordens e as ordens são para cumprir - diz o soldado.
Foi preciso chamar o sargento para que o soldado deixasse os bombeiros passar.

 

Peço desculpa por tão longo post, mas o que é um facto é que já deveria ter sido aqui colocado quando realmente fez os 40 anos. Mas o tempo foi passando e como bom português tive de fazer um pressing para colocar esta informação ainda em 2008



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 20:40
link do post | comentar | favorito
|

5 comentários:
De Pedro Macieira a 6 de Janeiro de 2009 às 00:19
Este interessante post sobre as festas do “jet-set” em Colares foi referenciado no meu blogue “Rio das Maçãs” porque é um assunto que me tem interessado ao longo do tempo, e não tenho conseguido reunir muita documentação e testemunhos sobre este acontecimento. Esta festa associada com a festa de Alcoitão do rei do estanho Antenor Patiño provocou uma grande agitação na “ socialite” portuguesa em 1968.
Um abraço
http://www.riodasmacas.blogspot.com


De Harold Johnson a 29 de Março de 2011 às 22:53
Ha uma reportagem interessante sobre Sao Schlumberger quem foi o anfitriao da festa de 1968 na mais recente revista "Vanity Fair".


De pedro macieira a 30 de Março de 2011 às 00:36
Caro Nuno,
Também fui contactado pelo mesmo motivo e acabei agora de lhe responder.
Um abraço


De NunoCosmeMoreira a 30 de Março de 2011 às 15:19
Obrigado amigo Pedro


De Paula Dias a 23 de Maio de 2017 às 13:52
Recordo me tão bem como se fosse hoje essa festa de 68 onde muitos cantores famosos como norte americanos igleses bem conhecidos do mundo inteiro actuaram nessa festa foi uma maravilha


Comentar post

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails