Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Terça-feira, 19 de Agosto de 2008
Blá, blá, blá. Uns falam, outros suam!!!

A comunicação social por vezes é perniciosa. Como as medalhas olímpicas teimavam em aparecer, entretanto a Vanessa Fernandes ganhou a prata no Triatlo, começaram a «malhar» nos atletas a «torto e a direito».
Os painéis de comentadores desportivos, quando convidados a comentar essa coisa estranha que são todos os desportos que não o futebol, fazem uma rápida pesquisa na internet para poderem dar uns «bitaites» e umas graçolas sobre alguém que nunca tinham ouvido falar, mas não se coíbem de denegrir o esforço de quem passa dia após dia, ano após ano a esforçar-se para conseguir os seus objectivos desportivos. De qualquer forma para a semana já não tem de fazer esse frete de falar desses desportos estranhos, que nem utilizam uma bola.
Penso que seria necessário algum Relações Públicas para acompanhar estes atletas, pois como a comunicação social nunca lhes dá atenção não tem preparação para falar quando lhes é apontado um microfone. Um dos exemplos mais infelizes foi o lançador do peso, Marco Fortes, para explicar que o seu corpo não responde bem de manhã, e isto está provado cientificamente, as pessoas tanto a nível físico ou intelectual, tem fases do dia com diferente rendimento, como ia a dizer, de manhã não tem o seu melhor rendimento, diz a brincar que «de manhã só na caminha», e todos ficam chocados!
Estupefacto fico eu, porque a comunicação social que pouca atenção dá a estes desportos, precisa nos Jogos Olímpicos de resultados para aumentar a sua audiência e o que tem feito é cobrar os resultados menos positivos.
Boquiaberto fico eu, que por esses senhores estarem no conforto dos seus gabinetes aquecidos (esta frase é um bocado foleira, mas infelizmente traduz a realidade), não sabendo o que é sofrer ao calor, frio ou chuva, dizem umas palavras que para a semana já esqueceram, mas condicionaram alguns atletas que já decidiram abandonar o desporto, pois não é reconhecido o seu esforço.
Pasmado fico eu, pela força que a comunicação social tem, onde os «opinion makers» realmente condicionam as opiniões e depois é ver as pessoas a destilar a mesma ideia, sem acrescentar nada de novo, mas causando o efeito dominó e a opinião de uns passam a ser o da maioria.
Se a comunicação social não quer ajudar, pelo menos não estrague. Limite-se a passar as provas e em vez dos programas de debate desportivo, passem um jogo de futebol de preparação ou mesmo repetido, ou então uma telenovela.
Adenda ao post: A selecção de rugby, amadora, conseguiu a qualificação para o mundial de râgueby, em França, onde ponteficavam somente selecções profissionais, o que foi naturalmente destacado e digno de registo. A comunicação social vem dar um relevo excepcional da campanha da selecção, não pelos resultados conseguidos, infelizmente só derrotas, mas pelo empenho a cantar o hino nacional, a garra, a alma... Eis um exemplo paradigmático da força da comunicação social, que com o atrás referido efeito dominó, estes atletas foram elevados ao Olímpo!



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 22:11
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De raio a 20 de Agosto de 2008 às 12:07
Num país onde todos se desculpam dos proprios erros com as desculpas mais esfarrapadas, é bem normal que os atletas, como portugueses que são, sigam o mesmo caminho.
No entanto não deixa de ser interessante que num país onde as pessoas não praticam desporto e muitos nem fazem coisa nenhuma tenham tanto àvontade a criticar o trabalho dos atletas.
E antes de criticar estes desportistas não devemos esquecer por exemplo Fernando Mamede que foi um grande recordista e que nunca nos trouxe uma medalha olípica, facto que não colocou em causa a sua brilhante carreira.
Também não deveremos esquecer as declarações do Presidente do COP que veio pressionar os atletas de uma forma estúpida, tão estupida que deveria ser demitido imediatamente a seguir a ter proferido as barbaridades que proferiu dado que veio pressionar os atletas. E talvez o mau resultado de Naide tenha sido um reflexo disso mesmo.
Saudações Bloguisticas
Raio do Blogue Trovoada Seca em http://Trovoadaseca.blogs.sapo.pt


Comentar post

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails