Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Segunda-feira, 15 de Abril de 2013
Escola da “SARRAZOLA” em Colares nos Mundiais de ORIENTAÇÃO do Desporto Escolar

NOTA 1: Fotos e Texto da Professora Avelina Alvarez a «culpada» pelos excelentes resultados conseguidos, nos últimos anos, pela Escola da Sarrazola, de Colares, no Desporto Escolar de Orientação.

NOTA 2: Está a decorrer esta semana o Campeonato Mundial Escolar de Orientação a realizar-se no Algarve de 15 a 21 de abril. O evento conta com mais de 650 participantes oriundos de 22 países de 5 continentes.

NOTA 3: A Escola da Sarrazola, em Colares, vai representar Portugal com 13 atletas num total de 40.
- Iniciados Femininos: Beatriz Sanguino, Catarina Daniel, Debora Swinke, Rita Albuquerque e Camila Rodrigues.
- Juvenis Femininos: Beatriz Moreira, Maria Firmino, Helena Vilela, Catarina Reis e Bárbara Louro.
- Seleções: Isac Brito (Iniciados Masculinos); Diogo Barradas e Osvaldo Silva (Juvenis Masculinos).

 

Segue o Texto e Fotos da Professora Avelina

A Sarrazola é uma escola com um palmarés interessante nestas andanças. Os seus alunos irão estar presentes pela sexta vez nesta competição mundial, a quarta participação com equipas de escola e as restantes com alunos nas equipas de seleção.
Tudo começou em 2002, com o nosso “pioneiro” Alexandre Alvarez, então atleta Juvenil e ainda não federado, a integrar a equipa de seleção. Para o Alexandre, tal como para outros que se lhe seguiram, este campeonato marcou o início da sua carreira na modalidade.

 

Passados quatro anos, em Pezinok, na Eslováquia, foi a vez da Mariana Moreira, da Margarida Colares e da Diana Pereira, ainda Iniciadas, participarem como equipa, tendo alcançado o 6º lugar da classificação coletiva.

Mas foi em Edimburgo, na Escócia, no ano de 2008, que as nossas meninas alcançaram o seu maior sucesso. A equipa de Iniciadas, constituída pela Vera Alvarez, Marta Ferreira, Carolina Moreira, Rebeca Assunção e Joana Macieira, alcançou o honroso 3º lugar do pódio. Na classificação individual, a Vera obtive o 5º lugar na Prova de Distância Longa e, na Distância Média, surpreendeu tudo e todos, arrebatando o título de Campeã do Mundo com o fantástico tempo de 12:42 nos 2.100 Km de floresta.

No ano seguinte, em Madrid, a Vera Alvarez, ainda Iniciada, mas desta vez integrada na Equipa de Seleção, sagrou-se Vice-Campeã do Mundo na Distância Média e manteve o 5º lugar da Longa. Na mesma equipa participou, também, a aluna Nádia Silva.

Dois anos mais tarde, nos Alpes Italianos da região de Trentino, participámos não só com a equipa de escola de Iniciados Femininos, como também com dois alunos nas equipas de seleção. A equipa, composta pelas alunas Beatriz Moreira, Maria Firmino, Catarina Reis, Bárbara Louro e Mariana Soller, que brilhantemente cumpriu a fase de apuramento e venceu o despique com as colegas alentejanas “gafanhotas”, foi o exemplo de união, companheirismo, talento e determinação. A sua melhor classificação foi na prova de Distância Média onde obteve o 4º lugar por equipas.

Na Equipa de Seleção de Iniciados marcou presença o Diogo Barradas e, nos Juvenis, a Vera Alvarez.
Uma das ocasiões especiais foi o final de um treino de preparação que efetuámos junto à Praia do Magoito, ainda antes do apuramento, onde o grupo de alunos, já em convívio, esculpiu de forma espontânea na areia as palavras “SARRAZOLA NOS MUNDIAIS EM ITÁLIA”, objetivo este que mais tarde se viria a concretizar.

Este ano, as nossas meninas arrasaram nos apuramentos! As duas equipas femininas (Iniciados e Juvenis) conseguiram ser apuradas (facto inédito) e ainda três rapazes, nas equipas de seleção. Ou seja, dos 40 alunos apurados de todo o país, 13 são de Colares. Os nossos representantes são os seguintes:

- Iniciados Femininos: Beatriz Sanguino, Catarina Daniel, Debora Swinke, Rita Albuquerque e Camila Rodrigues.
- Juvenis Femininos: Beatriz Moreira, Maria Firmino, Helena Vilela, Catarina Reis e Bárbara Louro.
- Seleções: Isac Brito (Iniciados Masculinos); Diogo Barradas e Osvaldo Silva (Juvenis Masculinos)
Expectativas? Muitas! Se tudo correr sem contratempos, esperamos alcançar o “top 5” da classificação coletiva no escalão de Iniciados Femininos.
Para mais, “jogamos em casa”, fator importante para o sucesso, não só pelo conhecimento do tipo de terreno e da cartografia, como pelo apoio que iremos sentir. Para além disso… Usufruir o máximo destes momentos inesquecíveis e únicos que iremos viver, aprender, conviver, competir com os melhores do Mundo e, orgulhosamente, fazer parte deste grupo fabuloso e coeso que é a comitiva do nosso país.
A determinação, o trabalho e o treino são fundamentais e têm muita força… Esta é a mensagem!

Avelina Alvarez



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 19:04
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Isa David a 16 de Junho de 2016 às 12:26
Tenho uma filha com cinco anos e gostava de a iniciar na Orientação. Vivemos no Magoito. Pode ajudar-me a contactar a professora Avelina Alvarez?


De NunoCosmeMoreira a 22 de Dezembro de 2016 às 20:55
Olá Isa David boa noite... que vergonha :)
Costumo receber por mail aviso que alguém comentou neste meu blog, mas por qualquer razão não recebi ou não vi esse aviso e já foi há muito, demasiado, tempo.
Pelo que percebi a Professora Avelina começa com atletas a partir do 5º ano. Mas pode sempre pedir o contacto da Professora na Escola.


Comentar post

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails