Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Domingo, 23 de Setembro de 2012
Compostagem caseira: como fazer?

A compostagem é um processo biológico no qual ocorre a transformação de resíduos orgânicos (por exemplo, restos de comida, papel, folhas…) num adubo natural. Este processo ocorre através da ação de microrganismos, os quais decompõem os elementos da mistura, originando o composto final, o que pode demorar entre 2 a 6 meses.

COMO FAZER A COMPOSTAGEM

1. Escolher o local: Deve ter sombra no verão e sol no inverno, geralmente debaixo de uma árvore; 2. Preparar o fundo: No fundo do compostor, colocar uma camada de ramos para permitir a circulação de ar, a entrada de microrganismos e a drenagem das águas; 3. Boa mistura de materiais: O enchimento do compostor deve ser feito por camadas, intercalando resíduos verdes, ricos em azoto, e resíduos castanhos, ricos em carbono; 4. Garantir arejamento: Remexer o conteúdo do compostor quando compactado; 5. Garantir humidade: Adicionar água se estiver muito seco e adicionar papel, cartão ou folhas secas se estiver muito húmido.
A mistura deve conter camadas intercaladas de resíduos verdes ricos em azoto e resíduos castanhos ricos em carbono!
Resíduos verdes: restos de vegetais crus e cascas de fruta e ovos, borras de café (incluindo os filtros), arroz e massas cozinhados, folhas verdes, sacos de chá, cereais e ervas daninhas sem semente.
Resíduos castanhos: feno, palha, aparas de madeira, folhas secas, ramos, aparas de relva e relva seca.
Resíduos a não colocar: carne, peixe, marisco, laticínios, resíduos de jardim tratados com pesticidas, plantas doentes, plástico, papel, vidro, pilhas, excrementos de animais e gorduras.
Apesar de existirem vários tipos de compostores no mercado, estes podem facilmente ser feitos em casa a partir de uma caixa de cartão, plástico ou madeira furada por baixo.
O composto final pode ser aplicado nas plantações, funcionando como um adubo natural e, desta forma, melhorando a qualidade do solo, ao diminuir a utilização de produtos químicos. Para além disso, elimina os problemas de deposição de estrumes, reduzindo as escorrências e a contaminação de poços por nitratos.
VANTAGENS • Contribui para a redução dos resíduos enviados para o aterro; • Permite produzir um adubo natural de boa qualidade, que pode aplicar no seu jardim, horta, vasos e floreiras; • Melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas a pragas; • Ao utilizar o composto obtido em vez de adubos químicos, reduz a contaminação nos alimentos e no solo.
Texto de: Movimento Novos Rurais Pessoas mais livres, plenas e felizes! https://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture

 


tags:

estupefactado por NunoCosmeMoreira às 23:30
link do post | comentar | favorito
|

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails