Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010
Prenda de Natal. Ainda vai a tempo

Se ainda tem alguma prenda para comprar aqui ficam duas sugestões.

Um passeio de Cintra até ao Mar ( http://estupefacto.blogs.sapo.pt/211495.html ) imagens com histórias de ontem, com paisagens vividas pelos nossos pais e avós - de Nuno Gaspar e Miguel Gaspar. Pode comprar em vários pontos da nossa freguesia como por exemplo no Café do Manel da Praia das Maçãs, sendo esta uma lembrança cuidada e de prestígio.

Mem Martins Retratos - de Zé de Fanares é um livro que reúne textos que há uns anos, foram publicados, semanalmente, no Jornal de Sintra, coluna essa que eu lia com muita satisfação. O preço é puramente simbólico, 5 Euros, e pode ser encontrado na Loja do Jornal de Sintra. Aqui vos deixo uma pequena, mas deliciosa, estória daquele tempo quando Mem Martins era uma aldeia.

O DEDO

O seu nome era Alfredo dos Santos mas toda a gente o conhecia por Alfredo da Rita - era filho da Rita Cavaleira. Também o tratavam por «Janeira», alcunha que tinha desde novo, sem saber bem porquê.
Trabalhou aos e anos na quinta do António Lopez Alvarez e a sua principal tarefa era ir todos os dias a Sintra. Ao hotel do patrão (o Hotel Nunes), levar produtos da quinta e de caminho trazer restos de comida para os porcos.
Como nesse tempo não havia ainda a estrada que liga Mem Martins à Portela, o Alfredo da Rita fazia o percurso Mem Martins - Ranholas - S. Pedro - Sintra. Tarefa dura, já que, quer de Verão, quer de Inverno, lá ia ele de madrugada, sempre na carroça puxada por um «cavalicoque» branco cuja guizeira era o despertador das pessoas que moravam à borda da estrada.
Amigo da pinga, visitava todas as tascas da beira da estrada e nem era preciso mandar parar o animal, ele disso se encarregava e, se alguma vez (raras vezes!), o Alfredo não lhe apetecia molhar o bico, tinha que se apear, porque a alimária só recomeçava a jornada depois dele ter entrado e saído da tasca.
Um dia «Janeira» entalou um dedo no taipal da carroça. A Ti Maria de Lourel, mulher do caseiro (o João da Velha) depois de lavar a ferida com água oxigenada, enrolou-lhe um trapo e aconselhou-o a «ir a qualquer lado, mostrar a ferida».
- Qual quê! Eu sou de boa carnadura! - disse o Alfredo e concluiu, só para ouvir a Ti Lourel, que era muito resmungona:
- Isto com mais umas copaneiras, tá aqui tá bom!
Assim não aconteceu e o «Janeira» lá continuava com o dedo entrapado.
Um dia quando descarregava - conforme podia - a hortaliça no hotel, o patrão reparando no trapo, já muito sebento, disse-lhe:
- Ó Alfredo, quando acabares de descarregar a carroça vais ali ao hospital, para lá te verem esse dedo.
O «Janeira» ainda tentou esquivar-se mas o patrão não lhe deu azo e não teve outro remédio senão ir. Em tal estado se encontrava a ferida que não houve alternativa - cortaram-lhe o dedo.
No outro dia, apesar de convalescente, o Alfredo da Rita, de braço ao peito, entra na taberna para, como de costume, matar o bicho.
O taberneiro, ao vê-lo de braço ao peito e calculando que o mal se tinha agravado, pergunta-lhe:
- Atão ó Alfredo, o dedo?
Responde o «Janeira», muito chateado, olhando para aquele rodilhão de ligaduras e encolhendo os ombros:
- Eu sê cá do dedo! Ficou lá no hospital!!!!



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 00:05
link do post | comentar | favorito
|

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails