Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Sábado, 9 de Janeiro de 2010
77º Aniversário do Sport União Colarense

Amanhã, 10 de Janeiro, domingo, o Sport União Colarense comemora o seu 77º Aniversário. Haverá uma Sessão Solene, seguindo-se um beberete.

Foi nesta casa que comecei a minha ligação ao movimento associativo. Éramos dezenas, chegámos a ultrapassar a casa da centena de atletas.
A seguir ao 25 de Abril, houve um grande boom de provas de atletismo, havendo um resumo na televisão todos os fins-de-semana, o que diz do significado desta modalidade na época. Ganhámos muitos troféus, levámos o nome da nossa terra a muito lado e, mais importante do que tudo, havia a formação do indivíduo e ganhou-se um grande companheirismo entre muita gente da nossa freguesia.
Havia muitos pais que eram «requisitados» para emprestar as suas viaturas para levar a malta, ninguém era compensado monetariamente mas ganhavam ao ver os seus filhos a competir. As provas de atletismo eram eventos aos quais acorriam centenas de pessoas e, em Colares, quando tinham de subir a rua da presinha parecia que nunca mais chegavam lá acima.
Mas a sua história não se resume ao atletismo, fez-se ginástica onde chegámos a fazer demonstrações fosse na sede ou no próprio largo da Igreja.
A pesca foi uma modalidade no Clube e o concurso que se organizava era algo digno de se ver.
A cultura era uma componente importante, com o teatro feito com as pessoas de Colares e os artistas portugueses de topo que se disponibilizavam a vir cantar ao Clube.
As pessoas vinham propositadamente à sede para ver televisão.
Inicialmente o futebol foi uma modalidade com resultados interessantes, quando os pagamentos eram feitos com o «amor à camisola». Mais tarde, quando o «amor à camisola» deixou de ser suficiente, começou a haver dificuldades em se conseguir equipas competitivas em relação a outros clubes que estavam inseridos em meios com muitas empresas as quais disponibilizavam a sua colaboração.
Mas agora o Sport União Colarense conseguiu encontrar o seu nicho de mercado, o BTT. É uma forma de conseguir resultados, praticar desporto e levar o nome de Colares aos vários pontos de Portugal. 
Penso que este é o caminho a seguir, encontrar uma modalidade onde se possa ser competitivo, como em Almoçageme nos Bombeiros onde se pratica Andebol sendo caso único no concelho de Sintra. 
Para tudo o que foi atrás escrito só utilizei a memória, essa ferramenta falível, não sendo portanto uma descrição exaustiva da vida desta associação.

Parabéns e felicidades são os meus desejos. Amanhã lá estarei. Amanhã lá vos espero.



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 20:16
link do post | comentar | favorito
|

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails