Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Domingo, 18 de Outubro de 2009
Os dedos ganharam vida própria!!!

Quando vejo esta sebe digo, para os meus botões, que quem fez esta obra de arte será com certeza não um mero jardineiro mas alguém com uma sensibilidade muito peculiar pois, quero acreditar, nada disto aconteceu por acaso.
Posso «ler» que o laranja da flor evoca um partido político que tenho particular respeito e o verde a cor do antigo município de Colares, que teve esta qualidade durante 600 anos e hoje está limitada à mera figura de freguesia.
Agora que começa a ser comum dizer-se que o concelho de Sintra é a capital da demografia, não vai demorar muito tempo que se fale da necessidade de desmembrar este município. Assim, uma proposta que podia ser feita era que o Concelho de Sintra fosse dividido em três. Um, com zona principalmente urbana, com sede em Belas, também antiga sede de concelho, Sintra ficaria com algumas das freguesias urbanas e Colares agregaria as freguesias ditas rurais, tornando possível dar um enfoque à produção agrícola, com os seus produtos estrela, como o vinho ramisco, o pêssego, maçã, pêra, morango, limão e também à sua componente turística baseada não só no litoral, sol e praia, mas também na sua riqueza histórica e cultural dando também particular atenção à sua parte da serra.
Quando comecei este post, era meu propósito escrever uma brincadeira sobre esta, belíssima diga-se de passagem, sebe. Mas depois os dedos ganharam vida própria e quando dei por mim já estavam escritas algumas linhas sobre a importância que Colares e toda a zona rural pode e deve tornar a ter.
De qualquer forma houve aqui uma falta de comunicação. Se os dedos não se tivessem querido autonomizar e me tivessem perguntado a minha opinião, eu diria que irá haver, provavelmente, uma divisão que irá resultar 2 concelhos. Um dito urbano e isso sim com nova sede em Belas e Sintra ficará com algumas freguesias urbanas, para dar dimensão demográfica e as freguesias rurais.
Esta é uma opinião baseada na razão e não no coração.



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 02:22
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Olga Carvalho a 20 de Outubro de 2009 às 17:59
Conheci este blog pelas mãos da Professora Cristina, de quem sou colega e não pude deixar de me congratular. Passei toda a minha infância nessa zona, nas Azenhas de Mar e é com ternura que evoco as recordações, de uma infancia vivida e feliz, ao passear pelos posts deste blog. Reconheço essa sebe, as flores, a paisagem. Quem passou por colares, não fica livre do seu fascínio.


Comentar post

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails