Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.
Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009
Procissão dos Oragos em Colares

Integrado na Festa de Nª Sra. da Assunção, este ano festejada de 14 a 16 de Agosto. 
No primeiro dia dos festejos, pelas 21H30 da Várzea de Colares, sairá a Procissão dos Oragos, na qual será incorporada a imagem de Nª Sra. da Conceição de Vila Viçosa terminando na Igreja Paroquial de Colares, sendo acompanhada pela Banda da União Mucifalense.

Breve apontamento histórico da Nossa Senhora da Conceição
A devoção á Nossa Senhora da Conceição remonta á época da Rainha Santa Isabel, sendo grande devota da Virgem Maria promove no nosso país a sua devoção.
Por volta de 1569, no reinado de D. Sebastião, a Capela Matriz de Vila Viçosa até então, dedicada a Santa Maria, sofreu uma restauração e ampliação. Sendo responsável por estas obras D. Nuno Álvares Pereira, que ai residia nos intervalos das campanhas militares. Grande devoto da Virgem Maria, consagra a Capela á Nossa Senhora da Conceição, é referido em vários documentos que D. Nuno adquiriu a Imagem em Inglaterra.
A mesma imagem teve a honra, de por previsão régia de D. João IV, ser proclamada Padroeira de Portugal, em 25 de Março de 1646. Desde então, os reis monarcas da Dinastia de Bragança, não voltaram a colocar a Coroa Real.
Em 6 de Fevereiro de 1818, o Rei D. João VI, dá nova benesse ao Santuário, erguendo-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo á Padroeira a resistência portuguesa às invasões francesas.
A 8 de Dezembro, a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, dogma de fé para os crentes que consideravam Maria como Imaculada mesmo antes da proclamação do Papa Pio IX em 1894. Esta proclamação veio dar ênfase a devoção dos portugueses á Nossa Senhora da Conceição, nomeadamente os diversos Reis de Portugal. Muitos foram os Reis que se ajoelharam diante da Virgem Imaculada pedindo-lhe protecção.
(Na nossa Paróquia é Padroeira do lugar da Ulgueira cuja Igreja tem o Seu nome)

Fonte: http://paroquiadecolares.blogspot.com/2009/08/nossa-senhora-da-conceicao.html



estupefactado por NunoCosmeMoreira às 01:33
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De zensações na malveira a 14 de Agosto de 2009 às 11:05
la estarei :)


Comentar post

Related Posts with Thumbnails
 
DOWNLOAD
Citação Diária
arquivos
tags

actualidade(54)

bandabvcolares(19)

benfica(46)

colares(86)

cultura(40)

curiosidades(37)

desporto(31)

economia(5)

efeméride(5)

estóriasdecolares(1)

filosofia(2)

história(12)

História(1)

imagem antiga(22)

keil(3)

lamechas(1)

literatura(1)

mãoamiga(3)

marketing(23)

memorias(20)

memórias(17)

Memórias(13)

negócios(10)

Negócios(2)

parabens(13)

pensar(8)

phrase(1)

piadinha(30)

politica(139)

porto(8)

Português(2)

praia das maçãs(8)

Praia das Maçãs(2)

precário(6)

quebra-tolas(2)

quem nos salva?(31)

rir(3)

sonhar(16)

sporting(16)

útil(10)

video(70)

youtube(64)

todas as tags

Related Posts with Thumbnails